quinta-feira, 19 de junho de 2008

Obras em ano eleitoral gera discussão em Amparo



Parte da população define as obras como eleitoreiras, mas a prefeitura se defende justificando que já estavam em planejamento


Amparo, cidade do interior paulista, governada pelo Prefeito César Pagan (PT) que está em seu segundo mandato e, portanto não poderá se reeleger está passando por três grandes obras de infra-estrutura. Para algumas pessoas, os projetos têm caráter eleitoreiro, mas a prefeitura se justifica dizendo que estes são projetos de anos anteriores. O radialista da cidade Carlos Alberto Martins, que possui um quadro em seu programa chamado “Boca no Trombone” no qual faz críticas ao governo, acha que executar as obras neste ano de eleições faz parte de um planejamento político eleitoral. “Seria estranho achar que isso é coisa do acaso. Claro que o cunho eleitoral está embutido nas obras, isso não é novidade no nosso país”, diz o radialista.
A administração pública se defende das acusações. De acordo com a assessoria de imprensa, as três obras: reabilitação do centro cidade com abaixamento da fiação do centro; projeto de tratamento de esgoto com reconstrução da marginal e revitalização do Mercado Municipal são projetos que só puderam ser executados agora. O tratamento de esgoto, assim como as demais, é um projeto que teve início no primeiro mandato. Porém, pelo processo burocrático que teve a primeira aprovação no final de 2004, passando pela aprovação técnica e resultando na aprovação geral e liberação de verbas no final de 2006, elas só puderam iniciar em 2007 e serão finalizadas em agosto deste ano. Além disso, o assessor de imprensa da prefeitura, Alcides Pereira Bueno Neto, diz que muitos investimentos vêm de outros órgãos públicos, como do governo estadual e federal. “Essas obras tem recursos de fora, só pudemos iniciá-las a partir da liberação do recurso”, diz Neto. Outra justificativa da prefeitura é que a cidade tinha muita dificuldade de conseguir financiamento, pois até a criação da Lei de responsabilidade fiscal, em 2000, a cidade tinha muitas dívidas e atrasos nos pagamentos.
Mesmo que os processos de licitação tenham tramites burocráticos que podem demorar anos, para a população acaba sendo comum achar que todas as ações nesta época são atitudes vinculadas a interesses políticos. Com esse conceito, o candidato pode construir uma imagem negativa ao executar esses projetos.
Para o professor e cientista político, Pedro Rocha Lemos, executar obras em ano eleitoral pode advir de interesses políticos, assim como estar vinculado a planejamentos administrativos, como se justificou a prefeitura. No entanto, acredita que mesmo sem interesses eleitorais, o político busca tirar um proveito para se beneficiar. “A sobrevivência do político depende da forma como ele vai aparecer na mídia e como ele vincula o seu nome em determinadas obras, esse é o universo da política”, diz Lemos.
Por outro lado, a população também tira proveitos particulares de benefícios concedidos em campanhas eleitorais. “O jogo da política não é um jogo só do político, é um jogo da população também, então a população joga e tira proveito disso”, diz o cientista.
A estudante Gláucia Cristina Scavassa acredita que as obras de Amparo são eleitoreiras, mas que esta é uma forma do governo fazer algo para a população. “De certa forma é bom porque a gente acaba se beneficiando, pois todos os políticos só fazem obras em ano eleitoral”, diz a estudante.
Já para o estudante Adilson Jorge, as obras não são eleitoreiras, pois fazem parte de um planejamento. “Na verdade desde 2004 o governo está tentando conseguir verba para obras e somente agora foi conseguido. Essa iniciativa partiu desta gestão, do prefeito César”.


por Bruna Lidiane

Foto: Adilson Jorge

Nenhum comentário: