segunda-feira, 6 de julho de 2009

O mentiroso

O que é um mentiroso? Mentiroso compulsivo, mentiroso conveniente? A verdade (que trocadilho!) é que um mentiroso acredita em sua própria mentira. Mente tanto que manipula o alvo de seus interesses, se envolvem numa trama, de tal maneira que acreditam em sua própria mentira (ou finge acreditar).

Conheço alguns tipos de mentirosos. Mas mesmo assim não deixo de amá-los. Piegas isso, não?! No início, inocentemente, me envolvia em seus enredos, mas passado o tempo, fui criando imunidade, uma espécie de anti-corpos, entende? Até sei quando a mentira sairá pela culatra. Nessa vasta e escassa experiência sobre mentirosos, até tento me defender, mas mesmo sabendo que é mentira acabo acreditando. Talvez eu queira acreditar. Será isso um distúrbio meu e não do mentiroso?

A verdade, ou melhor, a mentira (ah...sei lá) pode estar inevitavelmente evidente, mas o mentiroso continua insistindo de tal forma na mentira que começo a pensar que o problema sou eu, mesmo sabendo que o problema é o outro. Ainda mais bizarro é que o mentiroso se ofende ao ser chamado assim, de MENTIROSO. E quem o chama ainda se sente culpado por assim tê-lo magoado. Será esse um jogo de manipulação?!

Estou pensando seriamente em ser uma mentirosa. Ah, se não deixo de amá-los (esses mentirosos) e, no fundo, até gosto da mentira que me contam, talvez assim eu seja mais feliz sem me preocupar se estão mentindo pra mim. Decidi: vou inventar um mundo a minha maneira.

Nenhum comentário: